Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Sobre o Res4all

Sobre o RES4ALL+

Res4All-Plus-Yellow

O Projeto RES4ALL+ insere-se no Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (2024), enquadrando-se no compromisso assumido pelo IPVC de cuidar efetivamente da saúde de todos os que integram a sua Comunidade Académica.

Com uma organização em seis eixos, o Projeto RES4ALL+ propõe-se a desenvolver atividades de promoção e prevenção da saúde mental, com especial foco no desenvolvimento de competências socioemocionais e na promoção da resiliência e da literacia em saúde, bem como atividades e serviços de intervenção terapêutica (psicoterapêutica e psiquiátrica).

Considerando que a saúde mental é essencial para o bem-estar e pleno funcionamento das pessoas e das comunidades, as estratégias utilizadas e as atividades desenvolvidas assumem um caráter universal, dirigindo a todos os estudantes do IPVC.

OS SEIS EIXOS

Bem-Estar e Diversidade(s)

Implementar e/ou reforçar estratégias de promoção e prevenção em saúde mental.

E-Saúde

Utilizar as tecnologias de informação e comunicação na saúde, para promover relações contínuas, proativas, próximas e seguras com os serviços.

Campus Resiliente

Promover a co-construção de espaços de bem-estar com os estudantes, docentes e pessoal técnico do IPVC

Desenvolvimento e Bem-Estar Académico

Promover a saúde mental e o Bem-Estar dos estudantes do IPVC através da inovação curricular e pedagógica.

Serviços de Psicoterapia e Psiquiatria

Reestruturar o serviço de saúde já existente, com reforço de recursos humanos e ampliação de valências, bem como a implementação nas diversas Escolas.

Observatório de Saúde Mental e Bem-Estar

Assegurar, de forma continuada, sistematizada e atempada, informação de suporte à decisão, adequação e otimização das respostas dos serviços do Gabinete de Saúde e Bem-Estar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aumentar os indicadores de saúde mental positiva e os níveis de resiliência na comunidade IPVC

Aumentar as competências de resolução de problemas e de relacionamento interpessoal

Identificar conceções estereotipadas relativas às dificuldades e problemas de saúde mental e aumentar a capacidade dos estudantes em identificar precocemente sinais/indicadores destes

Aumentar a capacidade dos estudantes identificarem e utilizarem recursos de apoio especializado na área da saúde mental

Scroll to Top