RESILIÊNCIA
Melhora a tua mestria em superar a adversidade.
A resiliência pode ser descrita como a capacidade de SUPERAR A ADVERSIDADE através do uso de recursos (conteúdos, estratégias, serviços) e é fundamental para lidarmos favoravelmente com situações consideradas exigentes de forma a concretizarmos as nossas metas com sucesso. Todos temos o nosso patamar de resiliência, que poderá estar mais ou menos elevado conforme as nossas experiências e desenvolvimento – mas estamos sempre a tempo de investir mais na promoção desta capacidade de superação.
Ser resiliente não é sinónimo de estar pronto para suportar todo o peso da vida – pelo contrário, é ter presente os nossos limites, aceitar/partilhar a nossa vulnerabilidade e agir (competências/estratégias) com a intenção de uma vida (pessoal, social, académica) mais eficiente e saudável.
RESILIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
A transição para o ensino superior é uma celebração mas, pelas mudanças e exigências que se levantam, pode também aumentar a exposição a estímulos consideradas stressores - tarefas académicas mais complexas, uma aprendizagem mais autónoma, novos espaços e redes sociais e a separação da família - o que pode ter impacto no teu bem-estar emocional/psicológico/social (traduzido em níveis mais baixos de saúde mental), sendo importante termos um conjunto de estratégias e outros recursos (dentro e fora de nós) que nos permitam agir para converter riscos em resolução e evolução.
PERGUNTAS IMPORTANTES
ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO MAIS OU MENOS ADAPTATIVAS
Há a máxima de que a adversidade não é em si o problema mas, sim, a forma como a procuramos enfrentar – isto é, as estratégias de superação que usamos para lidar com os desafios é que têm o poder de aumentar ou reduzir a nossa produtividade e bem-estar.
O uso de estratégias mais proativas/ativas, como a procura de suporte emocional e instrumental, a aceitação, o humor, a reestruturação da perspetiva e a resolução de problemas pode contribuir para uma solução mais satisfatória e, inevitavelmente, para uma maior eficiência e bem-estar.
10 FORMAS DE AUMENTAR A RESILIÊNCIA
PÔR EM PRÁTICA
FRASES INSPIRACIONAIS
CURIOSIDADE
Há cinco séculos, em chão japonês, inventa-se uma apreciada técnica artesanal que procura reparar peças de cerâmica quebradas ao unir os fragmentos com um verniz polvilhado a ouro: kintsugi. A forma original é consertada mas as fendas, agora douradas, ficam visíveis e transformam a essência estética da peça, evocando o desgaste que o tempo provoca sobre as coisas físicas, a mutabilidade da identidade e o valor da imperfeição. Assim, em vez de camuflar as fissuras, as peças recuperadas exibem as feridas do passado e assumem uma nova vida para o futuro. A filosofia vinculada ao kintsugi pode aplicar-se à nossa experiência de vida: nesta procura continuada por sucesso e perfeição, experimentamos também fracassos, desenganos e perdas – e pode haver a tentação de esconder a nossa natureza frágil com uma aparência de poder e infalibilidade. Mas, para sermos humanos inteiros, importa aceitar as fendas, apreciar a beleza das cicatrizes e destacar a grandeza em cada história de superação