PRIMEIRO ANO NO ENSINO SUPERIOR
E como potenciar positivamente a tua experiência.
A transição para o ensino superior é uma oportunidade grande de desenvolvimento e renovação e, por todas as mudanças e desafios, também um acontecimento que pode ser marcado por vulnerabilidade e desconforto. Para muitos estudantes, é a primeira vez fora de casa, sem a família nem a rede de amigos, a cuidar deles próprios e a gerir novas dinâmicas numa Escola e localidade desconhecidas. Poderão ter de dividir quarto, cozinhar refeições numa sala comum, fazer contas ao dinheiro e adiar as idas a casa. Ainda construir relacionamentos saudáveis do zero, procurar ajuda numa instituição nova, organizar um plano pessoal e académico e superar circunstâncias inesperadas. Assim, e apesar de todo o potencial positivo desta etapa de vida em termos pessoais, sociais e académicos, é também fundamental apostar no aumento da resiliência para otimizar a experiência deste primeiro ano. A exposição a estímulos stressores tende a aumentar, pelas tarefas académicas mais complexas, por uma aprendizagem mais autónoma e pela navegação por novos espaços e redes sociais, o que pode comprometer a saúde mental e, portanto, o bem-estar, com evidência científica a apontar para a duplicação do risco nos estudantes de ensino superior para desenvolver um problema psicológico comparativamente com a população em geral.
Mas a mensagem principal é: chegaste ao teu primeiro ano, temos de celebrar a tua entrada e, se preparares a tua adaptação a uma nova realidade com escolhas favoráveis, promoção de competências e uso de estratégias de superação, aumentas também a probabilidade de teres mais bem-estar e sucesso.
PERGUNTAS IMPORTANTES
10 FORMAS DE POTENCIAR POSITIVAMENTE A TUA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PÔR EM PRÁTICA
FRASES INSPIRACIONAIS
CURIOSIDADE
/ ENSINO SUPERIOR E FELICIDADELaura Sagnier, da coordenação do estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos “Os Jovens em Portugal, Hoje” (2021), aponta que, um curso superior, mais do que garantir a felicidade, diminui a infelicidade - um curso superior dá as ferramentas para se tomarem melhores decisões na vida, mas a vida continua a ter riscos. Uma das conclusões do estudo é de que um nível de escolaridade mais elevado garante aos jovens melhores condições de vida, não apenas no trabalho e rendimentos, mas também nas relações pessoais e no grau de satisfação diária.