NÓS E OS OUTROS
A grande vantagem de construirmos relacionamentos interpessoais saudáveis.
Somos animais sociais e funcionamos melhor quando temos outros à nossa volta capazes de nos ajudar a superar desafios e a celebrar vitórias – a necessidade de interação social começa cedo e continua a ampliar-se com maior sofisticação e especificidade conforme nos vamos desenvolvendo: não importa a idade, precisamos de construir e manter relações íntimas saudáveis para maiores níveis de satisfação e saúde (está comprovado que conexões sociais de qualidade promovem o bem-estar físico e psicológico e a longevidade).
É, assim, fundamental investirmos no desenvolvimento de competências sociais, emocionais e comunicacionais pois, quanto melhor preparados estivermos para facilitar e promover a qualidade dos nossos relacionamentos interpessoais (inclui a relação com o eu), maior o nosso bem-estar pessoal/social/profissional e o dos outros também.
A NOSSA RELAÇÃO COM O EU
Uma das mais desafiantes e profundas relações nas quais importa investir é aquela com a nossa pessoa, acolhendo as virtudes e defeitos, com compaixão e amor incondicional, pois só assim poderemos oferecer uma relação autêntica e saudável connosco e com os outros. Mesmo que nos sintamos menos satisfeitos ou realizados, é possível criar o nosso plano de melhoria, com a lista das competências ou circunstâncias que gostaríamos de ver promovidas, e procurar com que estas se concretizem, seja através de oportunidades de desenvolvimento pessoal ou ajuda profissional. Também muito importante é termos presente, todos os dias, o impacto positivo do autocuidado – assim, nem que seja por quinze minutos diários, dedica um tempo das tuas 24 horas a cuidar de ti (através de uma refeição saudável, uma caminhada, uma aula de música, uma saída com um amigo, ou outra atividade que te faça sentir bem).
RELACIONAMENTOS ABUSIVOS
Com o tempo, os relacionamentos vão-se tornando mais complexos do que na infância e é claro um continuum entre relação saudável e abusiva (influência tóxica), pelo que importa estarmos atentos às dinâmicas que se vão estabelecendo e como vão evoluindo. Sabemos que há relacionamentos que podem manifestar-se abusivos (com abuso físico, emocional, social, financeiro, sexual, ...), marcados por uma necessidade excessiva de dominação/controlo do outro, em que uma das partes acaba por ser considerada com menor valor/poder e, portanto, com as suas necessidades e interesses desconsiderados pelo outro. Este tipo de interação tem, inevitavelmente, um impacto negativo no nosso bem-estar, podendo, até, assumir contornos mais graves, sendo fundamental contarmos com ajuda de amigos ou profissionais para garantia de segurança e suporte.
MAIS INFO
PERGUNTAS IMPORTANTES
10 FORMAS DE MELHORAR O TEU SONO
PÔR EM PRÁTICA
FRASES INSPIRACIONAIS
CURIOSIDADE
A qualidade das relações interpessoais que vamos tendo desde a nossa infância tem um efeito cumulativo na nossa saúde física e psicológica no presente e futuro – é incrível o poder dos relacionamentos no nosso bem-estar e propósito de vida, pelo que cada interação saudável tem um valor precioso. A ciência tem vindo a comprovar que a solidão pode ter um impacto tão negativo ou superior ao consumo de álcool, tabaco, má alimentação e poluição, motivo pelo qual países como Inglaterra e Japão, precisamente por considerarem este um problema epidémico e prioritário do nosso século, criaram o Ministério da Solidão.