O TEU MAL É SONO!
Fazer do sono uma prioridade.
60% DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR RELATAM HORAS DE SONO INSUFICIENTES
Sim, sabemos dos horários ocupados com aulas e trabalhos académicos, das atividades extracurriculares, do convívio social, dos jantares de curso e das festas temáticas mas hábitos menos saudáveis de sono (e privação) podem ter um impacto negativo no teu funcionamento e até desempenho académico. Vamos fazer do sono uma prioridade? Vamos explicar porquê.
Equilibrar todas as exigências do ensino superior numa linha de tempo saudável pode ser um verdadeiro desafio e é provável sentires que as 24 horas do dia não são suficientes para responder a tudo o que precisas ou gostarias – com tantas prioridades na lista de afazeres, é comum retirarmos tempo ao nosso intervalo de sono. Contudo, além da sonolência na manhã seguinte, uma alteração regular na qualidade do sono terá inevitavelmente interferência no nosso bem-estar, saúde física e mental e desempenho académico, pondo em causa o nosso sucesso.
O NÚMERO 8
Estudos sobre o sono apontam que estudantes do ensino superior precisariam, em média, de 8 horas (entre 7 a 9 horas) de sono – um especialista do sono responde que podemos fazer um teste e perceber a que horas acordaríamos se não fosse obrigatório nos levantarmos. A maioria dos estudantes dorme um número de horas muito abaixo do recomendado e outros tantos tenta compensar ao fim de semana – contudo, este padrão, não é nem saudável nem solução para a privação do sono.
A IMPORTÂNCIA DO SONO
CONSEQUÊNCIAS DA PRIVAÇÃO DE SONO
VANTAGENS EM DAR PRIORIDADE AO SONO NO ENSINO SUPERIOR
As vantagens de dormir tempo suficiente e com qualidade todos os dias são evidentes, particularmente, no desempenho académico. Ao melhorares a tua atenção ao pormenor, foco e concentração, assim como uma maior capacidade para consolidar as memórias, vais tornar-te, inevitavelmente, mais produtivo(a) e mais eficaz a lidar com stresse - é um círculo vicioso: quanto mais stressados(as) nos sentirmos, menos dormimos – e quanto menos dormirmos, mais stressado(a) nos sentimos - - - - e, a longo prazo, pode até evoluir para doença mental, como a depressão e a ansiedade).
Assim, priorizar o sono, ao estabelecer um horário regular e uma duração suficiente, pode mesmo criar um retorno positivo na capacidade de lidar com stresse - e quanto menos nos sentirmos stressados(as) durante o dia, melhor dormiremos durante a noite.
PARA FICARES CONVENCIDO DA IMPORTÂNCIA DO SONO
Faz apontamentos num diário sobre a tua rotina do sono e como te sentes durante o dia pelo intervalo de uma semana – é uma forma incrível de perceberes o impacto de hábitos (não) saudáveis de sono no teu dia-a-dia (e, portanto, no teu relacionamento contigo, com os outros, na aprendizagem e bem-estar).
PERGUNTAS IMPORTANTES
10 FORMAS DE MELHORAR O TEU SONO
FRASES INSPIRACIONAIS
CURIOSIDADE
A investigação tem vindo a demonstrar factos interessantes sobre o processo do sono.
Sabias que 12% da população sonha a preto e branco e que o ser humano é o único animal que adia a vontade de dormir?