TEMPO DE AUTOCUIDADO
Dar prioridade ao prioritário.
A transição para o ensino superior levanta novos cenários, desafios e exigências, o que pode ser muito estimulante mas também ameaçador para o equilíbrio entre a vida pessoal, social e académica, sendo fundamental apostar no uso de estratégias de gestão do stresse e na priorização do autocuidado para garantir um maior bem-estar e produtividade.
A evidência científica tem vindo a mostrar que o autocuidado aumenta a saúde corporal e mental, pelo que importa estarmos comprometidos em dar prioridade ao prioritário, isto é, ter presente as nossas capacidades mas também os nossos limites – não dar resposta às nossas necessidades físicas e psicológicas pode aumentar as emoções negativas e a irritabilidade, reduzir a autoestima e a motivação, comprometer o sono recuperador e a energia, o que, inevitavelmente, terá impacto na qualidade de vida e desempenho.
A primeira grande pergunta é simples mas principal: já decidiste colocar o autocuidado na tua agenda? A tua resposta fará a diferença HOJE.
Podemos, então, dizer que o autocuidado é um processo contínuo de atenção às nossas múltiplas necessidades e um investimento proativo em atividades e estratégias que tendem a melhorar a nossa saúde integral e o nosso bem-estar, promovendo também a resiliência e até a longevidade. No entanto, o autocuidado não tem uma prescrição única e deve ser o próprio a explorar e decidir o que o faz sentir bem.
TIPOS DE AUTOCUIDADO
FÍSICO
/ cuidar do teu corpo
EMOCIONAL
/cuidar das tuas emoções
SOCIAL
/cuidar das tuas relações
DIGITAL
/cuidar da tua ligação com ecrãs
ESPIRITUAL
/cuidar da tua experiência de vida
PERGUNTAS IMPORTANTES
10 FORMAS DE AUMENTAR A AUTOESTIMA
SALVAR O DIA
Todos os dias importam para a nossa experiência de vida. Claro, há dias que podem ser mais desafiantes que outros, até mais difíceis e marcantes, mas termos a regra de salvar cada dia faz com que assumamos a responsabilidade por aumentar o nosso bem-estar nas vinte e quatro horas de hoje. A decisão é, acima de tudo, nossa. Apreciar a borboleta que nos pousou na mão. Ouvir a nossa música preferida. Escrever uma mensagem a um amigo de infância. Marcar uma ida ao cinema com um colega da escola. Dormir uma sesta. Respirar devagar. Ter esperança. Podem bastar 15 minutos. E esse curto intervalo de tempo pode verdadeiramente fazer a diferença.
PÔR EM PRÁTICA
FRASES INSPIRACIONAIS
CURIOSIDADE
/ Criatividade: uma prática de autocuidadoO uso da criatividade tem sido apontado como uma prática de autocuidado com elevado potencial – na vida tendencialmente ocupada, dedicar um intervalo de tempo a desenhar, escrever, fotografar ou outro verbo criativo pode ter o mesmo impacto na promoção do bem-estar que um exercício de meditação. Além de desacelerar o movimento rápido do dia, a sua prática foca a experiência sensorial e emocional no momento presente (mindfulness), aumenta a sensação de relaxamento e até o autoconhecimento. Consideras não ter jeito para as artes? Experimenta. Um lápis, uma folha de papel, a câmara do telemóvel – e, claro, a vontade de dar asas à tua expressividade.