Comunicação Positiva
• Qual é o teu estilo de comunicação?
o Estilo Passivo: Evito expressar as minhas necessidades e opiniões.
o Estilo Agressivo: Imponho as minhas ideias e opiniões de forma hostil ou desrespeitosa.
o Estilo Assertivo: Expresso os meus pensamentos e sentimentos de forma clara, direta e respeitosa promove o bem-estar emocional!
• Dica para te tornares mais assertivo/a: Técnica DESC
• Como fazer?
o Descrever: Explica a situação objetivamente;
o Expressar: Verbaliza os sentimentos e pensamentos relativos à situação;
o Sugerir: Propõe uma alternativa para a resolução do problema;
o Concluir: Demonstra os benefícios dessa alternativa, apresentando consequências positivas e negativas e negociando uma solução.
(ElBarazi et al., 2024)
Já pensaste na forma como comunicas aquilo que sentes aos outros? Expressa as tuas ideias de forma clara, respeitosa e assertiva.
Se precisares, o Gabinete de Saúde e Bem-Estar está aqui para te apoiar!
